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domingo, 15 de maio de 2011

A DIFÍCIL ARTE DE ADOLESCER

Lembro-me que na minha especialização em Psicopedagogia,
uma das professoras falava que era importante relembrar como foi nosso processo de aprendizagem, resgatar em nossa memória como tinha sido para cada um o aprender a ler e a escrever. Da mesma fo
rma, para entender melhor o adolescente, era também fundamental que resgatássemos como tinha sido a nossa adolescência, qual eram os nossos medos, nossos sonhos etc.

Naquela época eu trabalhava com a Educação Infantil e as séries iniciais do Ensino fundamental e meu filho estava às vésperas desta fase, estava adolescendo. Por coincidência em 2003, fui designada para trabalhar como Professora Orientadora de Informática Educativa e para minha surpresa ou melhor, meu maior medo, iria trabalhar com os alunos de 5ª a 8ª séries. O que foi desafiador e um período muito interessante, porque passei a fazer o
exercício que a professora de especialização havia sugerido. Passei a buscar na memória como tinha sido a minha adolescência, busquei leituras de especialistas que me dessem e
mbasamento para lidar melhor com a faixa etária com a qual estava trabalhando e, principalmente para acompanhar meu filho que passava por essa transição.

Hoje, lido melhor com os adolescente. Gosto da vivacidade que possuem e de observar a mudança constante de humor e tentar ajudá-los na medida do possível, contribuindo para que possam atingir a vida adulta de forma mais tranquila.

O legal é que minha filha está entrando nesta fase e, lá vou eu ver e viver isso de perto novamente.

Oh, quantas emoções!

Sugiro a leitura do artigo que transcrevo abaixo:

"Adolescência e Família - A difícil arte de adolescer"
A adolescência é uma fase evolutiva na vida do ser humano onde se busca uma nova forma de visão de si e do mundo; uma reedição de todo desenvolvimento infantil visando definir o caráter social, sexual, ideológico e vocacional.

Esse processo evolutivo ocorre dentro de um tempo individual e de forma pessoal em que o adolescente se vê envolvido com as manifestações de seus impulsos intuitivos exteriorizados através de suas condutas nem sempre aceitas como normais pela sociedade.
Podemos dizer que adolescência é sinônimo de crise, pois o adolescente, em busca de identidade adulta, passa para o período “turbulento” (variável segundo o seu ecossistema (sócio-familiar).

Segundo a teoria kleiniana, essa fase poderia ser definida como correspondente à positiva elaboração da posição depressiva.

A esta crise, provocada pela ampla e profunda desestruturação em todos os níveis da personalidade, segue-se um processo de reestruturação, passando por ocasiões nas formas de exprimir-se ao longo dos anos.
o eixo central dessa reestruturação é o processo de elaboração dos lutos gerados pelas três perdas fundamentais desse período evolutivo:

1. Perda do corpo infantil:

Nessa fase, o adolescente vive com muita ansiedade as transformações corporais ocorridas a partir da puberdade, as quais exigem dele uma reformulação de seus mundos interno e externo. Muitas vezes, as restrições familiares e sociais para co
ntrolar esses impulsos, ameaçam tanto o seu desenvolvimento que chega a causar retardo em seu crescimento e no aparecimento natural das funções sexuais próprias dessa fase.

2. Perda dos pais da infância:

Os pais, antes idealizados e supervalorizados, passam a ser alvo de críticas e questionamentos. Dessa forma, o adolescente busca figuras de identificação fora do âmbito familiar.

Nesta fase, se caracteriza a dependência/independência dos filhos em relação aos pais e vice-versa; é o momento em que o adolescente busca substituir muitos aspectos da sua identidade familiar por outra mais individual.

3. Perda da identidade e do papel sócio-familiar infantil:

Da relação de dependência natural do convívio da criança com os pais, segue-se uma confusão de papéis, pois o adolescente, não sendo mais criança e não sendo ainda um adulto, tem dificuldades em se definir nas diversas situações de sua cultura.

No caminho para a sua independência, sentindo-se ora inseguro, ora temeroso, busca o apoio do grupo, que tem importante função, pois facilita o distanciamento dos pais permitindo novas identificações.

Para atingir a fase adulta, o adolescente deverá fazer uma síntese de todas essas identificações desde a infância.
Essa perdas se elaboram realizando-se verdadeiros processos de luto, psicanaliticamente falando.

O adolescente exterioriza os seus conflitos e formas de elaboração de acordo com as suas possibilidades e as do seu meio, com as suas experiências psico-físicas, ocorrendo o que chamamos de “patologia normal da adolescência”.

Para se compreender e lidar com adolescentes é fundamental que se conheça essa aparente “patologia”, chamada “Síndrome da Adolescência Normal”, com as seguintes características:

1. busca de si mesmo e da identidade adulta
2. tendência grupal3. necessidade de intelectualizar e fantasiar
4. crises religiosas
5. deslocação temporal
6. evolução sexual
7. atitudes sociais reivindicatórias
8. contradições sucessivas em todas as manifestações de conduta
9. separação progressiva dos pais
10. constantes flutuações do humor e do estado de ânim
o

O desconhecimento das mudanças que ocorrem no processo adolescer
(1. atingir a adolescência; tornar-se adolescente. 2. Crescer; desenvolver-se. 3. Rejuvenescer, remoçar, juvenecer. (Novo Dicionário Básico da Língua Portuguesa – Folha/Aurélio), implicará em dificuldades na relação do adolescente com a família, professores e profissionais, gerando situações de conflito.

Observamos que os adolescentes assim como os seus familiares estão, na maioria das vezes, desinformados sobre as mudanças que ocorrem nesta fase, gerando, na maioria das vezes, conflitos na relação e dificuldades na convivência.
Cabe aos profissionais da área da Saúde preencher essas lacunas com informação, orientação e, sobretudo, acolhimento.


“Amadurecer é um ato complicado... Perceber a hora de mudar é ainda mais difícil, mas não tanto se encontramos uma certa figura capaz de abrir nossos olhos e mostrar que as possibilidades de vida são ilimitadas...”
(encontrado no diário de uma menina de 12 anos)

Autora: Alaide Degani de Cantone

2 comentários:

  1. é dificil a adolecencia. Muito legal o blog ! parabens - Se quiser da uma passadinha no meu : http://theglossglam.blogspot.com e seguilo obrigada.

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  2. Boa tarde,gostei muito de passear por seu Blog,foi muito útil o texto postado sobre :" Adolescer"...minha filha está esta fase,eu estou procurando relembra e entender melhor o que ela esta passando e sentindo.
    Muito obrigada.

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